Release
Um trabalho rico em sua musicalidade.
"A moderna Tradição do samba"
Traduzir qualquer sensação e sentimentos em palavras sempre foi e será uma tarefa árdua. Este dom de dar voz aos nossos anseios, tristezas e alegrias nasceu com o Samba por simplificar em versos e canções diretas, mas de grande profundidade e precisão para a vida das pessoas. Esse poder transformador fez surgir em 2008 o Oi de Gato, que são mais do que apreciadores de Samba: são devotos dos bambas.
O desejo de aprender e chegar perto dos grandes nomes do Samba não apenas em qualidade, mas também no intuito de manter e levar essa arte para as mais distantes fronteiras da música, fez com que o grupo formado por Cristiano Guimarães (pandeiro), Samir Valente (percussão), Nathan Silva (cavaquinho), Daniel Filho (violão 7 cordas), e Daniel Miguez (vocalista) conquistasse a atenção do grande público em suas apresentações em várias partes das Minas Gerais.
O aprendizado e trabalho firme da banda gerou participações importantes em eventos como O Samba Bate Outra Vez, Saideira Comida Di Buteco (2015/2017), Estação do Samba no Carnaval de BH de 2011 a 2018, Inauguração da nova Praça da Savassi, aniversário do Mercado Central, Festival Cachaça Gourmet, além de parcerias com grandes nomes nacionais como Fundo de Quintal, Casuarina, Ançeu Valença, Seu Jorge e Zeca Pagodinho nas mais diversas casas de Belo Horizonte e interior do Estado.
O trabalho base do Oi de Gato posta em um repertório de releituras de clássicos do samba, misturados à bossa nova e ao samba-rock com tratamento diferenciado nos arranjos e entonação das melodias. Constam em seu setlist sucessos de compositores e intérpretes como Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Ary Barroso, Paula Lima, Seu Jorge, Jorge Ben Jor, Clara Nunes e Dona Ivone Lara entre outros.
Em 2018 o grupo prepara o segundo material autoral a pedido dos seus fãs: criar sua identidade musical com a própria percepção sobre os temas da vida, algo recorrente e muito eficaz nos sambistas que fazem a leitura do mundo ao nosso redor. Outro aspecto a ser ressaltado no som do Oi de Gato é a capacidade de reler os sambas apresentados com ares bem contemporâneos e dançantes, criando uma empatia natural com o público presente em seus shows. Um trabalho rico em sua musicalidade, prezando pelos altos padrões de qualidade musical e respeito pelas obras dos grandes mestres de ontem e de hoje.
.